7. Critérios de Avaliação

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação e escolha será feito por uma comissão formada pelos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Inovação, considerando 05 (cinco) critérios, observando dados conforme segue:

7.1        Inovação

7.1.1 Este critério busca avaliar a originalidade e a eficácia das práticas inovadoras adotadas pela empresa, considerando aspectos como novos produtos ou serviços, Implantação de novos serviços, produtos ou processos operacionais e de gestão implantados e/ou aprimorados, desenvolvimento de tecnologias avançadas, investimento em melhorias físicas internas e externas no estabelecimento, na comunicação com os clientes ou no atendimento, entre outras passagens significativas registradas pela empresa durante o período considerado para avaliação.

7.1.2 Exemplos:

  • Manutenção e/ou revitalização interna, fachadas e calçadas dos estabelecimentos;
  • Implantação    de        sistemas          de        tecnologia       que      diferenciam     o atendimento e operação da empresa;
  • Implantação de novos processos operacionais na empresa;

7.2     Crescimento e Resultados

7.2.1 Este critério busca reconhecer o desempenho financeiro e o crescimento das empresas participantes. A avaliação será baseada em métricas objetivas, como:

  • Recolhimento de imposto sobre serviços – ISS;
  • Valor adicionado de imposto de circulação de mercadorias e serviços –ICMS;
  • Totalização de valores das notas de produtor rural;
  •  Manutenção e/ou geração de novos Empregos.

7.3     Sustentabilidade

7.3.1 Neste critério serão avaliadas as iniciativas, práticas e soluções que equilibrem o sucesso econômico, o desenvolvimento presente com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das gerações futuras com base em seu impacto ambiental, social e econômico ao longo do período considerado para avaliação.

 7.3.2 Exemplo:

  • Adoção de sistemas eficazes no uso de recursos;
  • Minimização de resíduos;
  • Adoção de energias renováveis.

7.4        Contribuição social e voluntariado

7.4.1 Neste critério será avaliada a participação ativa em atividades comunitárias e/ou projetos sociais e a associação a entidades de classe com atuação consistente e o impacto positivo que gerou na comunidade ou em grupos específicos. Também será analisado o grau de envolvimento da empresa ou dos participantes com a comunidade. Será considerado ainda, se existem estratégias para garantir a continuidade do trabalho social e voluntário e se há planos de expansão ou replicação ou se apresenta abordagens inovadoras para resolver problemas sociais ou se desenvolveu novas formas de engajamento e participação da comunidade.

7.4.2 Exemplo:

  • Promoção da Igualdade social;
  • Fomento e/ou patrocínio de projetos culturais, artísticos, esportivos e outros dessa natureza.
  • Participação ativa nas iniciativa e ações de entidades de classe a que pertence.

7.5        Promoção do Desenvolvimento, Crescimento e bem estar humano

7.5.1 Neste critério será avaliado se a empresa possui uma cultura organizacional que valoriza e promove o desenvolvimento humano dos colaboradores. Isso pode ser refletido em políticas de capacitação, programas de treinamento e oportunidades de aprendizado contínuo. Investimento em treinamento e desenvolvimento do empresário individual, de seus gestores e funcionários.

7.5.2 Participação em eventos de capacitação e desenvolvimento promovidas pelas entidades de classe.

7.5.3 Também poderá ser considerado se a empresa oferece um plano de carreira claro ou seguro com oportunidades de promoção e crescimento para os colaboradores, ainda se na empresa existem políticas que promovem a retenção de talentos e reconhecem o mérito e o desempenho dos colaboradores, bem como se a empresa possui um sistema de feedback e avaliação de desempenho, que permite aos colaboradores receberem orientação e identificarem oportunidades de desenvolvimento.

7.5.4 Exemplo:

  • Treinamentos oferecidos aos funcionários;
  • Participação do empresário, em treinamentos e eventos de desenvolvimento humano;
  • Planos e ações efetivas de atração e retenção de pessoas na empresa.
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